VEJA COMO FOI, UM DOS MAIORES SUCESSOS DA DÉCADA DE 2000, América:
Sinopse
A novela conta a história de Sol, uma garota nascida e criada no subúrbio carioca, que agora se vê mais ainda atraída em concretizar seu sonho americano: Ela investe seu pouco dinheiro na tentativa de emigrar para os Estados Unidos da América onde, acredita, há de ter as oportunidades de crescimento que não encontrou em seu país. Sonha em ir para os EUA desde criança e vai tentar realizar esse sonho, de qualquer forma.
Depois de ter por diversas vezes o visto de turista negado, muito triste e querendo vencer na vida, ela apela para os coyotes, uma quadrilha que trafica pessoas para outros países em troca de pagamentos e favores, mas Sol escondeu da quadrilha que tinha menos dinheiro do que eles pediram e não sabe o que poderá ocorrer a ela. Desesperada, Sol decide entrar no país de maneira ilegal, através do deserto, vai com os coyotes pelo México, fugindo da polícia, que monitora o local de helicóptero e carro. Sol tenta entrar no território americano além de andando pelo deserto mexicano, vai também de barco pelos oceanos, vai escondida num ar-condicionado dentro de um carro, tudo para ter e dar uma vida melhor para a família.
É nessa ocasião que ela, por ser totalmente ingênua e não ter maldade com as pessoas, aceita levar o que lhe parece um inocente presente para a mãe de um dos organizadores da travessia. Chegando aos Estados Unidos, acaba sendo presa pela polícia americana: Além de ilegal no país, estava portando drogas. Os coyotes descobriram que ela não tinha dinheiro suficiente e se vingam, sem falar nada com ela, dão drogas para ela levar a um posto policial só que eles dão o endereço como se fosse da mãe de um dos coyotes e ela incoentemente leva da droga para a delgacia! Ela então, é mandada para a prisão, onde passa por diversos momentos de terror e com muito custo, consegue fugir.
Nessa fuga, ela conhece Ed, noivo de Miss May e se tornam amigos. Ela passa a trabalhar de faxineira, de babá e de dançarina de boate para se manter no país escondida da polícia. O tempo passa e Sol descobre que uma pessoa ilegal nos EUA pode se legalizar ao casar oficialmente com um americano. Então ela passa a querer encontrar um homem de lá para se casar e receber seu cartão, o famoso green card, em que ela poderá ficar com a ficha limpa na polícia e poder ir e vir dentro do país.
Mesmo amando Tião, um peão do Brasil com quem ela namorava, no qual terminou pois ele não aceitou ela vir para os EUA. Sol passa a se sentir atraída por Ed, seu melhor amigo, que a ajudou muito a se adaptar no país. Ed acaba se apaixonando por ela e ele a propõe um acordo: Ed aceita se casar com Sol, para que ela ganhe seu cartão e o visto de permanência no país e em troca ela lhe pagará uma quantia em dólares, que ele usará para pagar e publicar a edição de seu livro.
Assim é feito: Ed se separa de Miss May, que entra em fúria e promete vingança. Ao casar com Sol, se declasra apaixonado por ela e passam a viver uma relação de verdade, pois pelo combinado o casamento seria de fachada mas Ed revelou sua paixão, que para não o desagradar, Sol acabou concedendo, mas com o tempo ela se apaixonará por ele.
Tião as vezes vai aos EUA por conta dos rodeios e as vezes ele e Sol se encontram, e vivem de indas e vindas, a maioria das vezes quando ela vivia na ilegalidade, antes de conhecer Ed. Miss May passa a infernizar a vida dela, e mesmo com o visto, ela se sente meio ameaçada pela polícia e Miss May sempre coloca a permanêcia dela no país em perigo e muitas vezes faz com que ela e Ed se separem.
A novela também mostrou o universo dos deficientes visuais e um romance gay que acabou em polêmica, quando por decisão da emissora, não foi ao ar, no último capítulo, o que seria o primeiro beijo gay da história das novelas das oito. Também mostrou Creuza, uma mulher totalmente sensual e ninfomaníaca vestida de crente, que enganou a todos, falando que era virgem e serva de Deus, ganhando a admiração e simpatia de todos, achando que ela é uma santa em forma de gente. De tão sem verginha, Creuza foi para a cama com quase todos os homens da novela, inclusive ia sempre com Tião no meio das palhas e dos matagais.
Fim No último capítulo, Tião vai crescendo no mundo do rodeio e caminha para o maior de todos os desafios: Enfrentrar Bandido,[3] o touro invencível, que nenhum peão jamais tinha conseguido montar, no qual ele sonhava em vencê-lo desde criança.
Tião ama Sol demais e viveu noites incríveis de amor com ela, e por ciúmes, muitas vezes a tirou a força das boates americanas na frente de todo mundo, e também já brigou muito com Ed por ela. Eles se conheceram nas festas de rodeio de peão que acontecem no interior paulista. Foram muito felizez juntos e também muito tristes.
Após tantas indas e vindas com Tião, mesmo casada, Sol nunca achou certo trair Ed, mas nunca resistia a Tião. Por culpa de Miss May, ainda obcecada por Ed, Sol acaba se separando do marido e voltando grávida do americano para o Brasil. Ela decide largar Ed, mesmo gostando dele, e voltar para a casa de sua família, desisitindo assim de viver no Estados Unidos. Por causa de Miss may também, já que ela quer evitar brigas e criar seu filho num lar feliz.
Todavia, ela não sabia que teria sua vida novamente ligada aos EUA, pois seu filho nasce aqui com a ajuda de Tião, que fez o parto. O bebê nasce com problemas cardíacos e é melhor o menino se tratar lá, pois obviamente nos EUA tem tudo na área de saúde. Depois que a criança nasce, ela o entrega para Ed, com muito medo, pois ele a ameaçou, por estar com raiva dela, dizendo que tiraria a criança de Sol, e ela tambem teme Miss May, que pode fazer algum mal ao seu filho. Ela fica no Brasil muito apreensiva se vai ter seu filho de volta ou não, mas não quer voltar aos EUA, pois ela percebe que esse país só lhe trouxe infelicidade. Ela conta com o apoio de Tião, que se torna seu amigo, mas eles ainda as vezes dormem juntos e se sentem atraídos.
Depois do bebê ser operado e curado, Ed vem morar no Brasil com o filho e Sol, que se sente feliz por ver seu filho de volta e se reconcilia com o marido, que tinha sido influenciado por Miss May e até voltou com ela por um tempo quando separado de Sol.
Tião, muito triste, acaba por reecontrar uma ex-namorada, Simone, e a paixão que ele sempre teve por ela volta aos poucos e para não viver sozinho, se casa com ela. Apesar de ser apaixonado por Sol, seu relacionamento com ela nunca deu certo, os dois tinham temperamentos fortes, vivam entre o limite da paixão e da raiva, entre tapas e beijos.
Tião quase morre ao enfrentar o boi Bandido, mas acaba voltando a realidade. Ao vencer o rodeio, conquista seu sonho de criança: Venceu o boi e acaba por enriquecer. Com o tempo, acaba por esquecer o que sentia por Sol e fica extremamente feliz, pois Simone engravida dele.
O vilão Alex é punido no fim: Ele cai numa cilada e termina preso. Dinho e Neuta assumem o romance, após muita vergonha de sofrerem preconceitos, pois Neuta é muitos anos mais velha que Dinho. Júnior e Zeca, após também sofrerem preconceitos, acabam juntos.
Mis May termina infeliz e sozinha, após fazer muitas maldades com Sol, que uma vez chegou a ser expulsa dos EUA por causa dela. Ela passa a morar sozinha, sem ninguém e a procura de alguém que a faça feliz, nunca esquecendo Ed, sua verdadeira obsessão.
Na última cena, Sol e Tião se reencontram e decidem ser apenas amigos. Se abraçam e são um último beijo, e veem que tudo que eles viveram foi um aprendizado, toda a relação deles foi algo que os fez crescer, e que muitas vezes se perde um amor, mas se ganha um amigo!
Audiência
- Estreia: Estreou com uma média de 54 pontos, excelente para o horário.
- Último capítulo: O último capítulo rendeu 66 pontos de média e picos de 70.
- Média Geral: Teve média geral de 49,4 pontos, muito alta para o horário que exige média mínima de 45 pontos, e, assim, conseguiu o 2º lugar nas audiências da década de 2000, sendo superada apenas por Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9rica_(telenovela)